Histórico

Nossa história. Um legado de luta e união.

A Associação dos Advogados Empregados da PETROBRAS  –  ADEMP foi criada em 15 de setembro de 1995, com o registro  do seu primeiro Estatuto, fruto da iniciativa dos advogados da PETROBRAS.

 No dia 10 de julho de 1995 foi eleita a primeira Diretoria, composta pelo Presidente o Dr. Paulo Roberto Duvivier de Albuquerque e Melo, como Vice-Presidente o Dr. Joaquim Machado Azevedo e como Diretor Secretário –Tesoureiro o Dr. Marcelo Gimenes.

 O objetivo principal da Associação à época era arrecadar e partilhar os honorários sucumbenciais arrecadados em função das ações exitosas da PETROBRAS,  nos exatos termos em que disciplinou a Lei nº 8.906 de 4 de julho de 1994 – Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, regulamentando o direito dos honorários sucumbenciais aos advogados empregados.

 No  último  dia 17.09.2021, sob a presidência do Dr. Gustavo de Magalhães Pinto Lopes Cançado, vice-presidência do Dr. Frederico de Oliveira Ferreira e diretoria secretaria-tesouraria do Dr. Rafael Dangelo Machado foi aprovado o novo Estatuto da ADEMP, aumentando-se assim os objetivos da Associação.

 Atualmente, há cerca de quinhentos e cinquenta associados esses também que são e serão os destinatários dos avanços que, com a aprovação desse novo Estatuto, se concretizarão.

 Um desses avanços reside na possibilidade de advogados aposentados e desligados da PETROBRAS serem associados beneméritos, que poderão se valer dos serviços e convênios oferecidos pela Associação.